28/02/2012

Belém é a 14ª capital que mais gerou empregos.

Belém é a 14ª capital do país na geração de empregos formais. Segundo o estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/Pa), divulgado hoje (28), a capital paraense teve um crescimento de 0,20% de postos de trabalho no mês de janeiro deste ano.

Foram 9.155 admissões e 8.637 desligamentos no início de 2012, gerando um saldo positivo de 518 postos de trabalhos. No mesmo período do ano passado a situação foi contrária, Belém teve um decréscimo de 0,08%.

Segundo as análises do Dieese/Pa, no mês de janeiro, entre os setores de atividades econômicas da capital que mais geraram empregos formais, o destaque foi o setor "serviço", com saldo positivo de 361 postos de trabalhos, seguido do setor "indústria de transformação", com saldo positivo de 287, e do setor da "agropecuária", com saldo positivo de 110 postos de trabalhos. Também em janeiro deste ano, apenas o setor "comércio" apresentou perdas de empregos formais, com saldo negativo de 340 postos de trabalhos.

A maioria das sete capitais dos Estados do Norte apresentou saldo positivo de empregos formais. O destaque maior na geração de postos de trabalhos formais ficou com Porto Velho (RO), com o saldo positivo de 844 postos de trabalhos, seguida de Belém (PA), com 518 postos de trabalhos a mais. Na outra ponta o destaque negativo ficou com Manaus (AM), com a perda de 1.114 postos de trabalhos, seguida de Boa Vista (RR) com a perda de 365.

O estudo do Dieese/Pa também analisou o comportamento do emprego formal nas capitais dos 27 Estados brasileiros, em janeiro de 2012. Neste período, a maioria das capitais apresentou crescimento do emprego formal.

Entre as capitais que mais geraram empregos, São Paulo (SP) foi destaque com a geração de 8.853 postos de trabalhos; seguida de Belo Horizonte (MG), de Curitiba (PR), Brasília (DF), Salvador (BA) e Goiás (GO). Na outra ponta, Rio de Janeiro (RJ) foi quem apresentou a maior perda de postos de trabalho no período analisado, seguido de Fortaleza (CE) e Manaus (AM).

Fonte: DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Após comentar divulgue o blog do Clube de Administração para seus amigos.