29/02/2012

Volume de endividados caiu em fevereiro.

O número de endividados caiu em fevereiro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em 18 mil consumidores entrevistados para a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o porcentual de famílias que se declararam endividadas caiu de 58,8% em janeiro para 57,4% em fevereiro. O nível de endividados este mês também se encontra abaixo apurado em fevereiro do ano passado (65,3%). Para a entidade, isso indica maior cautela das famílias quanto ao endividamento, com ritmo menor de consumo.

Porém, o porcentual de famílias com contas em atraso saltou de 19,9% para 20,5% de janeiro para fevereiro. Entretanto, em fevereiro do ano passado esta fatia era maior (23,4%). O nível de inadimplentes também subiu, de 6,9% para 7,3% de janeiro para fevereiro. Mas em fevereiro do ano passado, a fatia de pesquisados que admitiram não ter condições de pagar suas contas era maior (7,7%).

Para a CNC, os gastos extras de início de ano, como pagamento de impostos e reajustes em mensalidades escolares, podem ter contribuído para o cenário de leve piora na inadimplência. Mas há possibilidade de reversão do cenário negativo. Isso porque há clara tendência de redução no nível de endividamento das famílias, além de perspectiva ainda positiva nos indicadores de mercado de trabalho.

O cartão de crédito ainda é modalidade preferencial entre os endividados, e foi lembrado por 71,9% do total, seguida por carnês (21,9%); e financiamento de carro (11,2%).

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Após comentar divulgue o blog do Clube de Administração para seus amigos.