20/03/2012

ARTIGO DA SEMANA: UMA VIDA NA ADMINISTRAÇÃO.

Fiz um curso técnico em Administração na cidade de Belo Horizonte no colégio Palomar e foi lá que conheci o Prof. Roberval, um negrão de 1,90 metros que no primeiro dia de aula vaticinou: "Meus amigos, não interessa a profissão que queiram seguir, seja Administrador, Engenheiro, Mestre, Bombeiro etc., sejam os melhores naquilo que escolheram".

Para entender um pouco melhor essa profissão gostaria que meus leitores pudessem ver um vídeo que gravei no programa Chão de Estrelas, de Flávio Carvalho e que fala sobre a mesma: http://www.youtube.com/watch?v=fvx-qQdD_iE

Esse vídeo mostra muito do respeito e carinho que tenho por essa profissão que hoje é a maior do Brasil, deixando para trás profissões tradicionais como Medicina, Engenharia e Direito.

Entender de Administração parte de um conhecimento de boas leituras, ideias, ferramentas e também muito chá: conhecimentos, habilidades e atitudes.

O bom Administrador é aquele que sabe ser empreendedor e gestor ao mesmo tempo, sabendo que nenhuma das duas são fáceis e precisa de pessoas que saibam e dominem bem as técnicas da boa Administração.

Recentemente um ex-aluno e amigo da FGV Online fez uma entrevista comigo aonde falei da m
inha paixão, a Administração e a mesma pode ser vista pelos nossos leitores em: http://www.youtube.com/watch?v=o5p9yMgCJfA

Com isso quero mostrar que essa profissão é fascinante e nutro pela mesma enorme administração, respeito e compreensão.

Essa semana fui fazer uma palestra na Unifae sobre o tema Marketing & Criatividade nos Negócios, em São João da Boa Vista, a convite do coordenador do curso de Administração da mesma, Gilberto Marzochi.
No início da mesma eu comentei o que meu saudoso mestre Roberval tinha falado da escolha da sua profissão e como encarar a mesma e ser o melhor dentro da escolha.

Um dos alunos da Unifae me entregou um bilhete no fim da palestra, após ter adquirido 3 livros dizendo o seguinte: "Quero ser melhor do que o senhor" na profissão de Administrador.

Entendi o recado e desejo ao mesmo muito sucesso, muita determinação e sucesso na empreitada.
O grande desafio do mestre é saber que seus pupilos querem e tentam ser melhores do que ele. Eles tentam superar o mestre e o mestre aprende como o grande filósofo: "Só sei que nada sei" e longa vida a todos nós e tomara que sua promessa se concretize....

Colunista: Robson Paniago é Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad del  Museo Social Argentino e Doutorando em Administração pela UNIMEP, Coordenador do  Curso de Administração do UNISAL – Campinas e Professor de graduação e MBA da FGV. Sócio - diretor da CONSULTEE – www.portalconsultee.com e da CEC – www.cecapivari.com.br. Palestrante, Articulista do Jornal de Jundiaí e Consultor.
Site: www.portalconsultee.com | Blog: www.portalconsultee.com/blog | E-mails: robson@sj.unisal.br