03/04/2012

ARTIGO DA SEMANA: MEMÓRIAS DE UM ADMINISTRADOR;.

Em um mundo moderno, com novidades surgindo a todo o momento fica difícil se lembrar de tudo. E o que muitos não sabem é que nossa memória tem uma capacidade incrível de armazenar informações.

Muitas vezes esquecemos coisas importantes em nossa vida e lembramos coisas irrelevantes e que não fazem sentido.

 O que sempre se acreditou é que nossa memória puxa informações e dessas informações vão surgindo outras que estão armazenadas, porém em um recente estudo neurocientífico todos os conceitos e opiniões foram mudados, está experiência revela que nossa mente é como um computador, que para salvar novas informações é preciso deletar  as antigas.

 Assim quando nos lembrarmos de alguma coisa as outras informações não serão enfraquecidas e afetadas. "O enfraquecimento acontece porque se lembrar de uma coisa é como reaprendê-la" (STONE,2009,P.51).

 Segundo Campbell: "Ao longo da vida a memória vai se desenvolvendo aos poucos e em cada fase está memorização acontece de uma maneira, a mente das crianças, por exemplo, acontece de uma maneira mais emocional do que racional, pois ela se recordar facilmente dos seus sentimentos de um determinado momento que do dos detalhes concretos na mesma situação".

 Porem nem sempre esquecer-se de alguma coisa é algo normal e aconselhável.  A perda constante de memória pode ser causada por uma demência.

 A mais comum para pessoas que já ultrapassaram os 65 anos é a  Alzheimer, uma doença que se manifesta geralmente entre idosos e que causam perda gradativa da memória, o que pode se notar é que pessoas que  sofrem desta doença muitas vezes se esquecem de fatos  recentes, porem lembram-se facilmente de acontecimentos antigos.(

 Engana-se quem pensa que a perda de memória é algo natural e inevitável da vida. Cada pessoa envelhece de maneira diferente e para que este enfraquecimento não ocorra, pessoas da terceira idade devem se preocupar com a saúde da mente fazendo exercícios que mantenham a memória ativa, como por exemplo, realizando exercícios físicos ou sendo adeptos de uma boa leitura, devem preocupar-se também com a alimentação para que tanto o corpo como a mente esteja em total sintonia.

E o principal remédio para obter-se uma velhice saudável é ter entusiasmo afim de descobrir novas coisas e acreditar que a sua memória não lhe abandonará. Isso minha mente de administrador mostra que o físico está decadente, mas a mente continua jovem e sedente de conhecimentos, aprendizados, dúvidas, questionamentos....

 

Colunista: Robson Paniago é Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad del  Museo Social Argentino e Doutorando em Administração pela UNIMEP, Coordenador do  Curso de Administração do UNISAL – Campinas e Professor de graduação e MBA da FGV. Sócio - diretor da CONSULTEE – www.portalconsultee.com e da CEC –www.cecapivari.com.br. Palestrante, Articulista do Jornal de Jundiaí e Consultor. Site: www.portalconsultee.com | E-mails: robson@sj.unisal.br; robsonpaniago@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Após comentar divulgue o blog do Clube de Administração para seus amigos.