10/04/2012

Comércio e Indústria do Amazonas avaliam facilidades da Caixa e BB.

Manaus - O reaquecimento da economia é a principal expectativa do Comércio e da Indústria locais com o aumento da concessão de crédito com baixas taxas de juros, anunciadas, ontem, pela Caixa Econômica Federal e, no último dia 5, pelo Banco do Brasil. Voltados para pessoas físicas e micro e pequenas empresas, os programas dos bancos públicos fazem parte de um pacote de medidas do governo federal para estimular o crescimento do País.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) Antônio Silva, as linhas irão ajudar a movimentar a economia, mas é preciso ter cautela. "Isso pode ser um complicador se não for utilizado em algo que traga retorno como a compra de um equipamento que vá ajudar a aumentar a produção".

Para o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA) Gaitano Antonaccio, a iniciativa é "ótima", pois propicia a captação de capital de giro com juro menor. "É mais negócio para o empresário, antes era inviável com juros a 12%, muitos lojistas estavam sem mercadoria porque não valia a pena comprar financiado".

O programa 'Caixa Melhor Crédito' prevê a contratação de R$ 71 bilhões em 2012 para todo o Brasil. Apesar de não divulgar a projeção do montante no Amazonas, o superintendente regional, Paulo Henrique Ângelo Souza, afirma que não há limites de concessão para o Estado. "São linhas com taxas nunca antes vistas no mercado, que vão garantir condições melhores de reestruturação com custos financeiros inferiores", disse.

A linha 'Giro Caixa Fácil', por exemplo, garante crédito com taxa de 0,94% ao mês, enquanto a média praticada pelo mercado é de 3%. O empréstimo pode chegar a R$ 1 milhão, dependendo da capacidade de pagamento da empresa.

Fonte: Diário do Amazonas