18/07/2012

ARTIGO DA SEMANA: MENSALÃO

Está chegando a hora de o Brasil mostrar quem é quem e o que queremos para nosso presente e para nosso futuro, pois o passado já conhecemos e temos de reconhecer que não gostaríamos muito que mais uma pizza fosse colocada em nossa frente e pudéssemos tirar essa história a limpo.

 

Também estamos de olhos bem abertos pois vemos que todos os meninos comportadinhos e perseguidos pela Interpol, os ali babás, o maluf@mas faz, o Renan que recebeu mas diz que não recebeu, o Collor que sofreu impeachment e tira onda de paladino da justiça no caso Demóstenes, os dólares na cueca, os aloprados etc. etc.

 

To vendo que precisamos ficar de orelhas e olhos bem abertos para que possamos passar esse momento histórico brasileiro triste a limpo e poder compreender, mais do que nunca, que nem o "pai dos pobres", nem "o príncipe dos intelectuais" e muito menos  "o nunca antes nesse país" entenderam direito que quem faz a diferença somos nós pobres mortais que labutamos dia a dia.

 

Que levantamos de manhãzinha e vamos ao trabalho e que pagamos impostos quando compramos, quando nos tratamos nos hospitais, quando estudamos e até quando morremos e que se não fosse por nós esse país não seria o que seria.

 

Não importa quem esteja no poder em Brasília ou nos estados e municípios, sabemos que  nossa vida de labuta continuará sempre hoje, amanhã e depois.

 

Não acreditamos em vencer facilmente como essa camada de políticos que elegemos e entra ano sai ano nos brindam com mensalão, corrupção, extorsão, embromação...

 

Sabemos que o caminho é longo e precisamos urgente melhorar cada vez mais e para isso precisamos ficar alertas. Entra mês sai mês precisamos condenar os malfeitores e colocar os pingos nos seus devidos lugares.

 

Sabemos que não será fácil e nem impossível e que para fazer a diferença precisamos acreditar na justiça, nas pessoas que querem melhorar por vias normais e que sabem que esse negócio de "levar vantagem em tudo, certo" e que se estivermos lá faremos a mesma coisa, pois não somos idiotas!!! É só para idiotas mesmo.

 

O caminho é longo e esperamos que o mensalão possa ser uma linha divisória e que os donos do Brasil não são os partidos, os bandidos e nem os  mensaleiros.

 

Levantem a cabeça e sejam cuidadosos. Sempre que puder demonstre que o caminho natural de melhoria passa por mais educação.

 

Educação, saúde, respeito, democracia, liberdade de imprensa, valorizar as pessoas de boa índole e deixar para o passado essa cultura tosca do "jeitinho". Foi o "jeitinho" que nos trouxe até o mensalão.

 

Precisamos reagir e levantar a cabeça. Nós que trabalhamos direto de manhãzinha até a noitinha precisamos separar o joio do trigo e os mensaleiros dos efetivos brasileiros.

 

Os brasileiros que lutam e  colocam seus filhos em escolas, que tem vergonha na cara, pagam impostos, são verdadeiros brasileiros e não acreditam em políticos cheios de caretices e com cara de pau de dar dó...

 

O Brasil acredita no Brasil que pega ônibus lotado por causa de políticos que não estão nem aí. O Brasil acredita que investir em educação é maior do que pessoas que tem preguiça de ler e se qualificar. O Brasil acredita que defendendo seus valores e fazendo o melhor poderemos mostrar um caminho diferente do que o desses mensaleiros.

 

E se acontecer de acreditarmos que o Jeca Tatu não  é o nosso símbolo e muito menos a Estátua da Liberdade, podemos ter esperança de quê o mensalão deverá ser julgado, os culpados condenados e nós termos a responsabilidade seguir em frente e construir um Brasil melhor, mais justo e mais fraterno. Simples assim....

 

COLUNISTA: Robson Paniago é Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad del Museo Social Argentino e Doutorando em Administração pela UNIMEP, Coordenador do  Curso de Administração do UNISAL – Campinas e Professor de graduação e MBA da FGV. Sócio - diretor da CONSULTEE – www.portalconsultee.com e da CEC – www.cecapivari.com.br. Palestrante, Articulista do Jornal de Jundiaí e Consultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Após comentar divulgue o blog do Clube de Administração para seus amigos.