24/09/2012

ARTIGO DA SEMANA: Valores Humanos.

Frequentemente se diz que vivemos num século onde a ciência e a tecnologia se desenvolveram muito mais do que em toda a existência humana anterior.  Porém, não se pode afirmar que essas importantes e inegáveis conquistas do homem tenham lhe proporcionado uma grande transformação a respeito da ética e da moral.
 
Fizemos uma palestra sobre ética no Unisal – Campinas com o Presidente da Robert Bosch da América Latina, Besaliel  Botelho,  e percebemos que esse assunto ganha importância a  cada dia mais. O homem tem a necessidade de trabalhar para fazer frente aos encargos com alimentação, roupa, moradia, diversão, etc.  Até uma sadia disputa para melhor se colocar na sociedade se compreende na atividade material do ser humano.  Mas, os modernos meios de comunicação como o eletrônico, têm, através de sofisticados processos, o poder de conduzir o homem ao consumo desenfreado, levando-o cada vez mais a investir em coisas materiais, esquecendo-se de sua essência espiritual. Não é somente a forma humana que distingue o homem do animal, mas aquilo que ele oferece, e como usa os valores que lhe são inerentes. 
 
Assim, a par do currículo necessário para instruir o estudante e prepará-lo para desenvolver uma atividade profissional e ocupar o seu espaço no mundo, a sociedade tem o dever de melhor prepará-lo também para o relacionamento com o mundo e quem o cerca.
 
Todos são dotados de inteligência, se estudar e lermos sempre, a inteligência irá nos proporcionar conhecimento, lembrando que somos dotados também de sensibilidade que deverá dirigir ao conhecimento e a conduta respeitando a ética, a verdade e a justiça, a base dos valores humanos. 
 
Assim, transformaremos o mundo em um local mais igual, onde as oportunidades para uma vida próspera existirá para todos nós.   
 
COLUNISTA:  Robson Paniago é Doutor em Ciências Empresariais pela UMSA-Ar e Doutorando em Administração pela UNIMEP-SP, Coordenador do Curso de Administração e dos Cursos Superiores  de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos  e Marketing do UNISAL – Campinas e Professor de graduação e MBA da FGV Online. Sócio - diretor da CONSULTEE – www.portalconsultee.com e da CEC – www.cecapivari.com.br. Palestrante, Articulista do Jornal de Jundiaí, escritor, poeta  e Consultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Após comentar divulgue o blog do Clube de Administração para seus amigos.