09/09/2012

ARTTIGO DA SEMANA: VIVA O DIA 09/09.

 

Estava no banheiro contemplativo debaixo do chuveiro colocando as ideias no lugar e percebi que estava chegando o dia da profissão que abracei e que tanto amo: a Administração.

Segundo Roberto Cardoso que foi presidente do CRA-SP e do CFA: "A Administração é a profissão que mais cresce no Brasil e no mundo". Acho que ele foi muito pertinente nessa colocação. E pressinto que a cada dia cresce mais e mais na mesma a presença feminina.

Nos cursos que coordeno nessa área, percebo que 2/3 dos alunos são do sexo feminino e 1/3 do sexo masculino, o que denota uma presença cada vez  maior das mulheres na mesma.

Peter Drucker diz que: "Administrar é a arte de fazer coisas através de pessoas". Completo o que ele diz com uma visão de que Administração é a arte e a ciência de fazer as coisas com e através das pessoas.

Existe uma oração do Administrado que diz o seguinte:

"Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIÊNCIA de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR.

Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para alcançar a SOLUÇÃO e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo;

Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, ADMINISTRE o meu coração para que ele siga o caminho do bem, pois, a mim caberá realizar obras sadias para tornar as organizações cada vez melhores e mais humanas"

Por que comemoramos nosso dia no dia 09/09? Nove de setembro é o "Dia Nacional doAdministrador", por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.

Como toda profissão temos um Juramento, que é:

"Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria".

O Símbolo do Administrador


Este é o símbolo do Sistema CFA/CRAs. Deverá ser usado nas suas várias versões, em toda a comunicação visual dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. O símbolo é composto de um emblema que representa a profissão de Administrador, cuja concepção e composição é detalhada no "Manual de Identidade Visual da Profissão", inclusive especificações de cores, para aplicação em policromia ou em preto e branco.

O Símbolo da Profissão

O símbolo escolhido para identificar a profissão do administrador tem a seguinte explicação justificada pelos seus autores:

O quadro como ponto de partida: uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão.

"Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos: organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum".

"O quadro é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, e sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice (a posição escolhida)".

"As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro)".

"As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade (...) as laterais, as metas a serem atingidas".

            Por isso sou confessadamente apaixonado por essa profissão, a minha.....

 

 

COLUNISTA: Robson Paniago é Doutor em Ciências Empresariais pela UMSA-Ar e Doutorando em Administração pela UNIMEP-SP, Coordenador do Curso de Administração e do Curso Superior  de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do UNISAL – Campinas e Professor de graduação e MBA da FGV Online. Sócio - diretor da CONSULTEE – www.portalconsultee.com e da CEC – www.cecapivari.com.br. Palestrante, Articulista do Jornal de Jundiaí e Consultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Após comentar divulgue o blog do Clube de Administração para seus amigos.