10/09/2012

Entretenimento e alimentação ‘salvam’ o movimento dos shoppings de Manaus.

Se no interior das lojas as vendas estão fracas, nas áreas de lazer e praças de alimentação o cenário é diferente.

Manaus - Alimentação e entretenimento são os segmentos que têm 'segurado' o movimento nos shoppings de Manaus. Apesar de 'tímido', o setor registra crescimento nos primeiros sete meses, ao contrário de empreendimentos de outras regiões do País. Em cadeia, os reflexos da crise econômica internacional afetaram a indústria local, mas em menores proporções áreas como varejo e serviço.

"O shopping continua lotado, o estacionamento lotado, mas as pessoas estão sem compras nas mãos. Elas estão fazendo lanche, passeando, levando os filhos no play center ou indo ao cinema", comentou a presidente da Associação dos Lojistas do Amazonas Shopping Center (Alasc), Mercedes Braz. Em contrapartida, as confecções feminina e masculina registraram os piores resultados nesse período.

Com crescimento de 5% nos primeiros sete meses do ano, o Amazonas Shopping segue o ritmo de desempenho dos empreendimentos no Norte e Nordeste.

"Os shoppings dessas regiões tiveram o melhor desempenho entre todos os shoppings do Brasil, o Sul e Sudeste tiveram um primeiro semestre ruim", afirmou. Mercedes ressaltou que varejo e serviço têm registrado desempenho superior em comparação à indústria. A projeção para 2012 varia de 5% a 10%.

No Millennium Shopping, o crescimento médio estimado foi de 5%. Segundo a gerente de marketing Karla Henderson, um dos principais influenciadores no resultado positivo foi o crescimento de segmentos de serviços, especialmente alimentação e estética. Em julho, o empreendimento registrou elevação de 9% do fluxo de pessoas e de 8% de veículos. Para o ano, a estimativa de crescimento é de 12%. Para os próximos meses, o centro de compras de prevê o lançamento de quatro lojas, a ampliação de uma e abertura de agência da Caixa Econômica.

No Shopping Ponta Negra, as obras estão previstas para serem concluídas em 2013. Uma das maiores apostas do mall é o setor de entretenimento. Estão confirmadas 26 marcas do ramo de alimentação como Bob's, Congresso da Pizza, Chopperia Ponta Negra, Donnas, Empório e Cachaçaria do Dedé, Fast Temaki, Giraffas, Glacial, Mao Tai, Picanha Mania, Pobre Juan, Spoleto, Tokai, Tortas & Tortas e Vivenda do Camarão. Do setor de lazer e entretenimento farão parte as redes Cinépolis e Livraria Cultura.

Classes C e D ajudaram a manter o bom ritmo na zona leste

O shopping Grande Circular sentiu os impactos do mau momento da indústria local. "De forma geral não houve grande crescimento, os sete primeiros meses do ano passado foram melhores", afirmou Porfírio Saldanha, diretor da Engeco, empresa do mesmo grupo do centro de compras.

Segundo ele, as demissões no Polo Industrial de Manaus (PIM) afetaram a movimentação no empreendimento. "Com a repercussão da crise internacional, a indústria tem sofrido, diminuiu o ritmo... e grande parte dos funcionários da Zona Franca está concentrada na zona Leste, onde fica o shopping", disse.

Mesmo com essa influência, o executivo mantém o otimismo e prevê um crescimento de 2% a 3% no acumulado de 2012.

Diferente dos outros shoppings, o Uai Shopping registrou crescimento de 20% nos primeiros sete meses do ano. "Nosso shopping é diferente porque ele busca atender às classes 'C' e 'D', que estão em nível de economia ascendente, suas condições financeiras estão melhores, essa disponibilidade de crédito está fomentando o consumo", justificou a superintendente Josana Mundstock. As recentes reforma e expansão do empreendimento também influenciaram no desempenho superior à média, segundo a executiva.

O segmento de alimentação foi o que 'puxou' o resultado dos primeiros sete meses do ano. "A proximidade com o Distrito 2, a Maternidade Ana Braga e o Hospital João Lúcio, somada ao lançamento de três novas lojas do setor de alimentação, levaram mais público para o shopping", disse. O espaço deverá ainda receber um cinema.

Fonte: Diário do Amazonas.