09/04/2013

Cesta básica em Manaus sobe é a terceira mais cara do Brasil, revela Dieese.

Valor subiu 4,55% em relação a fevereiro e chegou a R$ 328,49. O vilão em março foi a farinha de mandioca, que teve o preço elevado em 18,98%.

Manaus - O preço da cesta básica em Manaus se tornou o terceira mais caro do Brasil em março. A informação é do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), segundo levantamento divulgado na manhã desta segunda-feira (8).

Em relação a fevereiro, quando era a quarta mais cara do país, o valor subiu 4,55%. Agora, o custo dos alimentos básicos chega a R$ 328,49.

Dos 12 produtos pesquisados, nove subiram de preço. Assim como em fevereiro, a farinha de mandioca foi apontada como a vilã, com um aumento em 18,98%. Outro produto que subiu foi a banana prata, mais cara em 14,62%. O terceiro produto que mais subiu de valor foi o feijão (10,9%).

Apontado como um dos produtos que mais aumentaram de preço no Brasil recentemente, o tomate em Manaus subiu 4,56%, sendo o quinto produto que mais subiu na cesta.

O Dieese aponta reduções nas safras e a baixa produtividade nas áreas de plantio como motivos para o aumento.

Fonte: Diário do Amazonas