03/04/2013

CNI oferece mais de 16 mil vagas em cursos para empresários e sindicatos.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com federações e sindicatos industriais de todo o Brasil, oferecerá até o fim deste ano mais de 16 mil vagas para 330 turmas de cursos para empresários e sindicatos patronais da indústria. Entre os temas que serão ministrados estão gestão sindical eficiente, como evitar problemas trabalhistas, como reduzir a tarifa de energia elétrica e sistema tributário.

Para participar, empresários e líderes sindicais devem procurar as federações das indústrias e verificar quais cursos serão realizados em seu estado. Essas capacitações integram o conjunto de ações previstas para o biênio 2012/2013 do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da CNI, que pretende fortalecer a representação empresarial e incentivar o associativismo.

Ao todo, até o final de 2013 serão investidos R$ 5,9 milhões em iniciativas que devem beneficiar 1.178 sindicatos patronais da indústria, dos 1.300 existentes. Além de cursos, a CNI e as federações oferecem produtos para melhorar a comunicação dos sindicatos com as indústrias, como criação de sites e boletins eletrônicos. Também apoiam a realização de planejamentos estratégicos e disponibilizam indicadores para que gestores saibam como estão os sindicatos em relação à arrecadação, representação, negociação coletiva e regularidade perante o Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti, além de ajudar a melhorar a gestão das empresas e dos sindicatos, as ações do PDA ajudam a incentivar o associativismo. "As capacitações são fundamentais para os empresários compreenderem as dificuldades que os produtos brasileiros enfrentam diante do acirramento da concorrência. Sem falar da necessidade de se unirem para defender melhorias no ambiente de negócios", destaca.

Números – Criado em 2007 pela CNI, em parceria com as federações de indústria, o Programa de Desenvolvimento Associativo apoia ações de modernização de sindicatos, divulga posicionamentos do setor à base industrial e estimula o engajamento de empresas em ações de defesa de interesses da indústria. Até 2012, a instituição investiu cerca de R$ 32 milhões nessa iniciativa.

A primeira fase do programa, realizada em 2008, envolveu 592 sindicatos patronais da indústria. Esse número cresceu para 1.136 entre 2009 e 2011, e chegou a 1.178 em 2012. Entre os resultados alcançados até o ano passado, está a criação de 486 sites de sindicatos, a realização de 460 reuniões de planejamento estratégico de sindicatos e a realização de mais de 780 cursos e oficinas que capacitaram mais de 13 mil líderes sindicais e empresários.

Cursos - Acompanhe aqui o calendário de cursos do PDA previsto para 2013. CLIQUE AQUI

Texto: Agência CNI