12/01/2015

Amazonas: Dobra número de empresas que fecharam

Jucea registra fechamento de 2,8 mil negócios no ano passado

Manaus -  O número de empresas que fecharam as portas em Manaus, no último ano, foi quase o dobro do ano anterior, revelam os dados da Junta Comercial do Amazonas (Jucea), obtidos junto à Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) no site e-siga.

O número de empresas extintas em 2014 foi de 2,8 mil, contra 1,4 mil que fecharam as portas em 2013 - um aumento de 97% no período de um ano.  Em 2012, a quantidade de negócios que fracassaram também foi de 1,4 mil.

O resultado acompanha o verificado no primeiro semestre de 2014, que já havia registrado um  aumento de, 250% no fechamento das firmas em relação a igual período do ano anterior. A quantidade de empresas que fecharam as portas no Estado, na primeira metade do ano passado, chegou a 2.095, número maior do que o registrado em todo o ano de 2013, quando 1,4 mil firmas foram excluídas dos registros da Jucea.

O ambiente ruim para os negócios é confirmado também pelo número de empresas que foram criadas no Amazonas, com queda de 23,9%. Em 2014, foram criadas 5,2 mil empresas, contra as 6,8 mil de 2013 e as 6,5 mil de 2012.

Para o economista do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon), Francisco  Mourão Junior, um conjunto de fatores contribui para os dados negativos, tanto por parte do governo quanto por parte do próprio empreendedor. "Não basta apenas ter uma boa ideia. É preciso fazer uma análise de mercado e se preparar com cursos, por exemplo", afirmou. "Na outra ponta, temos a dificuldade de acesso ao crédito e os juros altos, sem contar a burocracia e a dificuldade para se entender a área tributária no Brasil", explicou.

Desde 2010, a exclusão de empresas inativas pode ser feita de maneira mais rápida pela  Jucea. A medida foi facilitada com a entrada em vigor da Lei Federal  Lei Federal 8.934/94, cujo Artigo 60 permite dar baixa no cadastro das empresas sem movimentação há 10 anos.

Fonte: Diário do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Após comentar divulgue o blog do Clube de Administração para seus amigos.