05/01/2015

Instituições terão 267 mil vagas de cursos técnicos no Amazonas

Matrículas da temporada começam na primeira semana de fevereiro.

Manaus - Oportunidade para quem não tem conhecimentos ou qualificação em determinadas áreas, os cursos técnicos são a ponte para obter uma vaga no mercado de trabalho. As entidades de profissionalização do Amazonas vão ofertar este ano,  aproximadamente 267,7 mil vagas, a maior parte gratuita. 

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) tem a expectativa de abrir 200 mil vagas, distribuídas em 400 cursos técnicos, de qualificação profissional e de informática no Estado, segundo a assessoria de imprensa do órgão. Do total, cerca de 40% das vagas serão destinadas a Manaus. A previsão é que as primeiras inscrições para cursos de qualificação sejam abertas na primeira semana de fevereiro.

Os cursos são de técnico em serviços jurídicos, auxiliar administrativo à editoração gráfica. A carga horária varia de 40h a 1.600h. Para os de qualificação e informática, são feitas inscrições em postos de atendimentos e datas divulgadas no site (http://www.cetam.am.gov.br/) e Facebook do Cetam. Para os cursos técnicos de nível Médio, é feito um processo seletivo. É necessário que o interessado tenha o Ensino Médio.

No Serviço Nacional do Comércio (Senac), a previsão é abrir 27.545 vagas, com oportunidades para Manaus, Manacapuru, Parintins, Tefé, Coari e Itacoatiara, de acordo com a assessoria de imprensa do Senac. Há mais de cem cursos no órgão, com carga horária de 15h a 1.800h. Os candidatos devem ter a partir 16 anos, ter Ensino Médio e acompanhar a divulgação de editais divulgados no site www.am.senac.br

Para 2015, o Serviço Social do Comércio (Sesc) vai abrir 80 vagas em cursos de idiomas e 660 em técnicos, informou a assessoria do órgão.

Moradores de Manaus e de Presidente Figueiredo podem se candidatar às vagas do curso de inglês. A duração do curso é de quatro anos e o candidato não pode ter renda familiar que ultrapasse três salários mínimos. A seleção é em dezembro e julho, através do site http://www.sesc-am.com.br/. O interessado também pode ligar para 2126-9510 ou 2126-9509.

Em março, vão abrir as primeiras inscrições para capacitação profissional e valorização social do Sesc, todas para a capital. Haverá formações em dez cursos, como atendimento ao cliente, decoração com balões e biscuit. A carga horária vai de 80h a 160h. Para se inscrever, o cidadão deve ir à Seção de Educação, na Rua Henrique Martins, Centro, no período de matrículas.

Senai vai  oferecer quase 40 mil vagas

Para a área da indústria, o Senai deve oferecer 39.434 vagas para o próximo ano. "As oportunidades do Senai são para a capital, Iranduba, Coari, Parintins, Itacoatiara e outros municípios onde o Barco Samaúma fizer ações", informou a gerente-geral de Educação Profissional do Senai, Sílvia Barros.

Atendendo 22 áreas do setor industrial, há 230 cursos diferentes cursos para 2015, entre qualificação e habilitação técnica. A carga horária vai de 160h a 1.400h. As oportunidades são destinadas a pessoas que participem de programas como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)  e Sistema Nacional do Emprego (Sine), como é o caso dos desempregados. Há também vagas para alunos do Ensino Médio da rede estadual.

As vagas são divulgadas trimestralmente. Twitter, Facebook e portal http://www.fieam.org.br/site/senai/ são os locais onde o candidato pode acompanhar a abertura de vagas.  As inscrições para as primeiras oportunidades para 2015 estão abertas desde o último dia 15, na Central de Matrículas das Escolas, na Avenida General Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial.

Fonte: Diário do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Após comentar divulgue o blog do Clube de Administração para seus amigos.