08/03/2016

ARTIGO: Inovação & Capital Humano

Um dos maiores desafios das organizações modernas é atuar com inovação para se diferenciar dos seus concorrentes e mais do que isso, dos seus sucessos atuais que podem estar passando uma falsa  sensação de liderança inconteste e eterna.

Para que essas organizações sejam inovadoras é importante que as mesmas sejam realizadas e colocadas em prática por pessoas inovadoras e também com um potencial capital intelectual e com perfil tecnológico e social.

Temos que viver em um mundo a cada dia mais globalizado e precisamos nos preparar para as mudanças advindas do mesmo. Nesse sentido perguntei aos meus alunos de Curitiba, quando morei lá, o que achavam da vinda de várias multinacionais, tais como Chrysler, Volkswagen etc. para seu estado.

Como resposta obtive que não estavam satisfeitos, pois os empregos de gerência e diretoria em grande monta eram dados para pessoas que viessem dos EUA, Alemanha e outros e quase nunca para eles. Fiz uma pergunta básica a eles:

Do you speak English? Sprechen sie Deutsch? Parlez-vous français? Habla usted español? E todos foram unânimes em dizer que trabalhavam o dia inteiro e que estudavam a noite. Sugeri a eles que fizessem um curso de línguas gratuito e passei uns sites de cursos gratuitos a eles:

www.bbc.co.uk/languages, http://francoclic.mec.gov.br, www.dw-world.de

Mas tenho uma grande preocupação e acho que o brasileiro ainda é pouco autodidata e precisa ter mais disciplina para aprender a estudar sozinho e se desafiar.

Acho que o grande desafio do professor nos dias atuais é incitar seus alunos a pensar  diferente e serem protagonistas do seu futuro. E o futuro passa por dominar uma língua estrangeira ou mais do que uma.



Agora dependerá de eles saírem dos seus quadrados e pensarem além das fronteiras brasileiras e se preparem para sonhar e ousar. Mais importante do que sonhar é colocar o sonho na prática. Ação e inovação são palavras fundamentais para o Administrador do futuro hoje.

Gestão de pessoas, ou simplesmente administração dos recursos humanos, é a junção de habilidades técnicas e práticas, métodos e políticas bem definidos para gerenciar as pessoas orientando o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

A gestão de pessoas está ligada ao desenvolvimento de pessoas e equipes, despertando talentos e desenvolvendo a liderança para a obtenção de melhores resultados para a organização.

As pessoas eram vistas como insumos dentro das organizações, como recursos a serem administrados e só fazer aquilo que lhes era passado; eram vistas como máquinas e recursos de produção que só produziam e mais nada, e assim não tinham a valorização profissional e pessoal que lhes era merecida.

As organizações não se preocupavam com o bem estar de seus colaboradores, com os benefícios. Isto poderia ser visivelmente percebido na Era Industrial. Mas o mundo está cada vez mais diversificado e competitivo, onde dificuldades e problemas surgem e tem-se que estar pronto para encarar estas mudanças.

A gestão de pessoas tem sido compreendida como uma função organizacional e assim entendida como um conjunto de atividades essenciais, tais como: "atração, manutenção, motivação treinamento e desenvolvimento do pessoal de um grupo de trabalho".

A abordagem sistêmica - que é uma maneira de resolver os problemas sob o ponto de vista da Teoria Geral dos Sistemas, que são de elementos inter-relacionados com um objetivo comum – procura entender a gestão de pessoas com base na interação entre os subsistemas e destes com toda organização, com o ambiente externo e com as pessoas.

Inovação e pessoas talentosas fazem parte de um mesmo contexto...

ARTICULISTA: e - Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social
Site: http://www.robsonpaniago.br.vu/
e-mail: robson.paniago@fgv.br;robsonpaniago@hotmail.com


__________________________________________________
Nota editorial: Os pensamentos e ideias acima expostos não necessariamente refletem nossa opinião e são de responsabilidade exclusiva do (s) Autor (es) do Artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Após comentar divulgue o blog do Clube de Administração para seus amigos.