23/03/2016

Desemprego no Brasil sobe para 8,2% em fevereir

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desemprego em fevereiro foi de 8,2%. Esta é a maior taxa de desocupação para o mês desde 2009 (8,5%). 

A taxa subiu 0,6 ponto percentual na comparação com janeiro (7,6%). Em relação a fevereiro de 2015 (5,8%), a alta foi de 2,4 pontos percentuais. 

Os números foram divulgados nesta quarta-feira (23) pelo IBGE e fazem parte da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), com dados das regiões metropolitanas de Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

De acordo com essa mesma pesquisa, a média de desemprego em 2015 foi de 6,8%.
Pesquisa vai acabar

O IBGE anunciou que vai acabar com a PME neste ano, e manter apenas a Pnad Contínua mensal que, segundo o instituto, é mais abrangente, porque usa dados de cidades de todo o país. A última divulgação da PME está prevista para março.

Outra pesquisa sobre emprego já foi encerrada, a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), que era focada na indústria. A última foi divulgada no dia 18 de fevereiro e indicou que o número de trabalhadores na indústria em 2015 caiu 6,2%.

Além do IBGE, o Ministério do Trabalho também apresenta dados sobre emprego, levando em conta o número de contratações e demissões de pessoas com carteira assinada, baseados no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Reprodução: Com informações do Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Após comentar divulgue o blog do Clube de Administração para seus amigos.