15/07/2016

Amazônia: Grupo de trabalho produz relatório

O Grupo de Trabalho (GT), instituído pelo Ministério da Integração Nacional (MI), apresentou ontem de manhã, na sede da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o relatório dos resultados dos trabalhos desenvolvido pelo GT.

O trabalho tem a finalidade de analisar e solucionar os entraves ao desenvolvimento da Amazônia. A reunião foi presidida pelo ministro da integração nacional, Helder Barbalho, com a participação da Sudam, Banco da Amazônia e Federações de Indústrias e da Agricultura dos 9 Estados amazônicos. 

Segundo o ministro, é necessário dar prosseguimento ao trabalho que está sendo desenvolvido. "Avalio de fundamental importância a continuidade dos debates, além do produto que está sendo apresentado, de alta qualidade", afirma. Para Helder, os frutos ainda estão sendo gerados e mais ações serão feita, com novos desdobramentos. 

Ele sugeriu ainda a criação de um fórum permanente de discussão vinculado ao Condel da Sudam para ser um canal de diálogo com os empresários. Segundo o secretário de fundos regionais e incentivos fiscais do MI e também coordenador do Grupo de Trabalho, Djalma Mello, essa foi uma prática inédita de aproximar o Governo da classe empresarial. 

"Esse conjunto foi muito exitoso. Em menos de um mês, dos 11 entraves identificados, 7 já foram solucionados, e 4 estão em fase de encaminhamento", garante. Ele considera que o trabalho mostra, na prática, as soluções para os entraves que impedem o desenvolvimento da Região. O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, apresentou o relatório da reunião com os secretários de meio ambiente da Amazônia, já que o principal entrave identificado é a demora na liberação das licenças ambientais exigidas. 

REUNIÃO

 "Existe muitas disparidades de exigências de um Estado para outro, pois cada um tem uma realidade", afirma. "É necessário que o Ibama possa fazer esta discussão com o grupo de trabalho para que possamos dar uma saída para esse problema". A próxima reunião será realizada no dia 4 de agosto, na Sudam, com os secretários e Ibama.

Reprodução: Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Após comentar divulgue o blog do Clube de Administração para seus amigos.