18/07/2016

Cartão de crédito pode passar de vilão a aliado das finanças, diz especialista

Aproveitar benefícios como descontos em lojas, restaurantes e até milhas de viagens é um dos lados positivos dessa modalidade de pagamento.

Brasília - Considerado um vilão das finanças, o cartão de crédito tem deixado muita gente no 'vermelho'. Conhecido pelos  juros e taxas elevados, essa modalidade de pagamento pode se tornar um pesadelo do orçamento doméstico quando  não bem utilizado, já que permite o parcelamento de compras em várias vezes. Mas especialistas garantem que é possível usar o cartão de crédito como um aliado. 

"A palavra crédito significa confiança, logo é algo positivo. Mas são necessários alguns cuidados para manter esse crédito. Sabendo usar o cartão, ele torna-se um aliado do consumidor", afirma o advogado especialista em direitos do consumidor e consultor financeiro, Dori Boucault. 

O cartão de crédito pode ser um sinônimo de organização nas contas. Para isso, é preciso seguir algumas recomendações. Uma delas é centralizar as compras como supermercado e combustível, o que garante controle do orçamento, pois todos terão uma única data de vencimento.

Outra sugestão é aproveitar o parcelamento, uma das  vantagens dessa modalidade de pagamento, além de ser aceito na maioria dos estabelecimentos comerciais. "O consumidor tem o direito de saber se existem juros, o que é muito importante. Antes de parcelar, analise bem se essa prestação irá caber no seu bolso e não irá estourar seu orçamento", explica Dori.

Mais uma dica é aproveitar os benefícios. Dependendo da bandeira, é possível ter acesso, por exemplo, a descontos em lojas, restaurantes ou até milhas acumuladas para ser usadas em viagens de avião. Esses 'mimos' podem render uma economia ou proporcionar mais momentos de lazer. 

Reprodução: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Após comentar divulgue o blog do Clube de Administração para seus amigos.