21/10/2016

ARTIGO: Networking e empregabilidade: Como fazê-lo da forma correta e aumentar suas chances no mercado.

A cada ano o mercado de trabalho torna-se mais competitivo, onde diante das constantes transformações no ambiente organizacional e do cenário econômico os quesitos que tornam os profissionais campeões e garantem sua empregabilidade surge muitas vezes através da utilização de vários recursos e o mais importante: o networking.


Um estudo realizado pela Impacta, mostrou que o networking hoje é responsável pela empregabilidade de 64% dos profissionais no mercado, enquanto apenas 49% vem de buscas em sites e consultorias especializadas.


No entanto, hoje o que se vê são muitas pessoas agindo de maneira equivocada ao estabelecer contatos. Assim, o networking é uma via de mão única, devendo ser visto como uma maneira de estreitar relações, de acesso a oportunidades e outros quesitos.


Nesse contexto, o networking hoje vai muito além do que manter uma rede de contatos ativa, é estar em contato, saber dos eventos que acontecem, receber e indicar, compartilhar, obtendo contatos de qualidade não de quantidade, explica Luciana.


Baseado em seis pilares, a empregabilidade e o networking constrói estruturas que servirão de modelo para profissionais que buscam desenvolvimento em sua carreira e para empresas que desejam conhecer e estabelecer uma rede de relacionamentos de maneira produtiva e positiva.

Diante disso, a questão que cerca é: Como utiliza-lo da forma correta e aumentar as chaves de ter sucesso na carreira, confira as dicas a seguir:


  • Faça uma abordagem simples, educada e direta, onde além de apresentar seu nome, profissão e deixe seu contato como e-mail e telefone;

  • Participe de fóruns de discussão relacionados ao seu objetivo, puxe pessoas interessantes para perto de você, e inicie a construção de um diferencial competivo;

  • Conheça pessoas novas, apresente-se a desconhecidos, aumentando suas possibilidades;

  • Esteja sempre em eventos, feiras, congressos ligados à sua área ou objetivo, procure estar antenado ao que acontece no mercado;

  • Disponibilize de seus melhores recursos, procurando agregar valor aos seus projetos, sempre com posturas éticas e resultados consistentes;

  • Seja criterioso ao efetuar seu marketing pessoal, ressaltando suas qualidades e se perguntando: Qual a história que eu quero construir e contar daqui 10 anos? Quais os meus 3 maiores talentos? Quais os caminhos que tenho que seguir?;

  • De vez em quando faça contato com as pessoas mais importantes, compartilhando algo ou mande uma breve mensagem;

  • Faça um "inventário", listando que pessoas já fazem parte de seu networking atualmente? Se estiver tendo algum problema, então é necessário refazer seus conceitos de amizades;

  • Marque encontros pessoais com os contatos mais importantes, o contato pessoal faz diferença;

  • Sempre que algum de seus contatos tiver alguma conquista, parabenize-o mandando sempre votos de sucesso;

  • No trabalho procure sempre compartilhar, envolvendo-se em projetos multidisciplinares e ampliando seu conhecimento.


No entanto, reflita sua trajetória, e veja que certamente encontrou com pessoas que influenciaram suas decisões, com conselhos e informações, que lhe fornecerão indicações e que lhe trouxeram oportunidades. Veja: Como se decidiu por sua carreira? Como conseguiu seu primeiro emprego?  Lembro que, para colher "frutos" é importante estar sempre visível, se apresentando às pessoas, transmitindo confiabilidade e verdadeiro interesse por todos com quem conversa, e, principalmente, reconhecer valor em cada indivíduo em sua rede, procurando sempre ter algo a compartilhar, a aprender e a ensinar.


Entretanto, o mundo está cheio de mudanças, onde trabalhar e entender alguns conceitos é de fundamental importância a qualquer profissional, portanto não há muita escolha, o cenário está constantemente em transformações, e precisamos, se quisermos manter nossa empregabilidade favorável, ser flexível e mudar com ele, desenvolvendo constantemente novas competências e habilidades.


Portanto, faça acontecer, apareça, seja notado, saia da "caixa", supere seus limites, compartilhe, participe, pois quem conhece muitas pessoas e cultiva uma rede de relacionamentos pode contar com uma grande ajuda para conseguir abrir portas.

Pense nisso! Boa sorte! Até a próxima.


ARTICULISTA: Luciana Ferreira
E-mail: assessoria@elementorh.com.br
_________________________________________
Nota editorial: Os pensamentos e ideias acima expostos não necessariamente refletem nossa opinião e são de responsabilidade exclusiva da (s) Autora (as) do Artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Após comentar divulgue o blog do Clube de Administração para seus amigos.