03/11/2016

ARTIGO: Inovação, a palavra de ordem

Você comprou um celular hoje? É de última geração? Possui todos os recursos que uma "traquitana" tecnológica tem? Você gastou um "dinheirão" comprando esse equipamento e fez seu pagamento em dez parcelas fixas no seu cartão de crédito? Você comprou esse equipamento pensando ser a última palavra em tecnologia?

Parabéns pela compra hoje! mas... infelizmente daqui a dois meses o seu equipamento estará completamente defasado, e outro modelo mais moderno estará disponível na prateleira das lojas. Bem vindo à revolução tecnológica!

O exemplo acima serve para ilustrar o ritmo das mudanças, seja um celular, uma TV de LCD, um notebook, um netbook, um micro-ondas, uma geladeira, enfim, quaisquer equipamentos eletrônicos, estão sofrendo fortes influencias das novas tecnologias empregadas, tanto em sua engenharia quanto na produção. Estas mudanças estão solidamente alicerçadas numa única regra básica, para o sucesso na revolução tecnológica, chama-se INOVAÇÃO! A empresa que não estiver atenta às mudanças, correrá o risco de sucumbir às pressões de mercado.

A revolução tecnológica não é aplicável somente aos equipamentos eletrônicos. A cada dia, uma nova tecnologia de produção de bens de consumo adentra ao mercado.

Desta forma uma construtora utiliza-se de novas tecnologias para o seu trabalho, a indústria de transformação, o varejo, o atacado, enfim – toda a cadeia produtiva é diretamente influenciada por novos meios de controle e gestão da produção, vendas, estocagem, administração, marketing, finanças, recursos humanos, tecnologia e tudo o mais que se relaciona com a administração de empresas.

A tecnologia caminha a passos muito largos e o administrador deve estar atento a tudo o que ocorre no mercado em que atua e nos outros mercados, novamente a visão sistêmica está presente e assume papel de extrema importância no contexto organizacional.

Sem o entendimento do que está a sua volta é impossível tomar decisões assertivas e coerentes com o momento em que a empresa vive.


ARTICULISTA: e-Robson Paniago é administrador Tecnológico, Zen & Social
site: www.clubedosadministradores.adm.br
e-mails: robsonpaniago@gmail.com, robsonpaniago@hotmail.com ou robson.paniago@fgv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Após comentar divulgue o blog do Clube de Administração para seus amigos.