08/02/2017

Pará: Uber começa a operar em Belém nesta quinta-feira. 09/02

Aplicativo funcionará na cidade à partir de 14 horas do dia 9 de fevereiro.
Belém é a primeira cidade do norte do país com o serviço.


Uma representante do aplicativo Uber informou ao G1 que o serviço irá começar a operar oficialmente em Belém as 14h desta quinta-feira (9). A empresa, que fornece uma plataforma para conectar passageiros e motoristas através do celular, não informou a quantidade de carros que irá rodar na capital paraense, mas garantiu que nos primeiros dias o tempo médio de espera por um motorista deve ser em torno de 10 minutos.

A Uber chega em Belém após uma polêmica envolvendo o legislativo municipal, que aprovou no dia 30 de novembro de 2016 uma proibição aos aplicativos que facilitam o transporte de passageiros. A defensoria pública questionou esta proibição, alegando que a decisão dos vereadores viola os direitos do consumidor e o interesse da população. O assunto ainda é debatido na câmara.

Segundo a empresa, os motoristas da Uber prestam serviço de transporte individual privado, que é previsto pela Política Nacional de Mobilidade Urbana e respaldado pela constituição.

"Justamente por operar amparado na política nacional de mobilidade urbana achamos que a população vai abraçar o serviço, e também tem muita gente que está procurando e precisando de oportunidades de renda. Pessoas que precisam se movimentar e pessoas que precisam gerar a renda é que fazem a cidade receber bem a Uber", disse Letícia Mazon, gerente de comunicação da Uber.

De acordo com dados divulgados em seu site oficial, a Uber foi fundada em 2010 e já está presente em 480 cidades do mundo. "Pelo Brasil são mais de 50 mil parceiros, e quase 9 milhões de usuários", contabiliza Letícia.

A Uber em Belém
Belém será a primeira cidade do norte do país onde o aplicativo irá funcionar. Segundo Letícia, apesar do respaldo constitucional a empresa está disposta a dialogar com o legislativo municipal. "Se houver interesse podemos conversar sobre regulamentação", disse.

O funcionamento do serviço na capital do estado será, ao menos por enquanto, da modalidade mais básica - o chamado "UberX". "Começamos a operar com o UberX, que é o nosso serviço com carros mais compactos a preços acessíveis. As outras modalidades - o Uber Black, que é mais de luxo, e o uber pool que é o serviço que põe mais gente em menos carros e une pessoas que vão para o mesmo lugar, ainda não tem previsão pois necessitam de densidade de demanda. É necessário que muita gente na mesma cidade usando para dar certo", explica Letícia.

Para usar o serviço, basta baixar o aplicativo disponível para os smartfones. "As pessoas já podem baixar o aplicativo, e para isso basta cadastrar seus dados e cartão. Em primeiro momento não vamos operar com dinheiro – trabalhamos com crescimento escalonado. Vamos liberar a possibilidade para usuários dentro de algumas semanas", conclui a gerente.

Como ser motorista
Para se cadastrar como motorista parceiro da Uber é preciso ter carteira de motorista com licença para exercer atividade remunerada (EAR) e passar por checagem de antecedentes criminais. Os carros precisam ser cadastrados com a apresentação de Certidão de Registro e Licenciamento do Veículo, Bilhete de DPVAT do ano corrente.

Os veículos aceitos para operar na categoria que irá funcionar inicialmente em Belém precisam ser de modelo 2008 ou mais novo, com quatro portas, ar condicionado e cinco lugares. Mais informações estão disponíveis no site da empresa.

Reprodução: G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Após comentar divulgue o blog do Clube de Administração para seus amigos.