10/05/2017

ARTIGO: 10 sinais que chegou a hora de investir em um processo de coaching


A cada dia aumenta o número de profissionais brasileiros percebendo a importância de ter um Coach para alavancar as suas carreiras, movimento este que já ocorre fortemente no exterior, e com esta tendência o número de profissionais que oferecem este tipo de serviço vem aumentando, com isso o número de oportunistas também tem crescido.

Contudo, no momento atual, os serviços de coaching tem sido a cada dia mais procurado por profissionais em seus diversos momentos de carreira e também por empresas, permeando ainda muitas dúvidas acerca do funcionamento do processo. 

No dia a dia, observo que profissionais não são felizes em suas carreiras ou muitos estão em transição de carreira, buscando recolocação e perdidos, despreparados para entrevistas e o alcance de novas oportunidades, pois não sabem qual é seu propósito e o que lhe causa brilho no olhar, diz Luciana Ferreira.

Diante disso, o coaching nada mais é que uma metodologia baseada em perguntas, onde o Coach alinha os desejos e sonhos do coachee (pessoa que passa pelo processo) e o ajuda a conectar com suas metas e objetivos pessoais e profissionais.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Coach Federation (ICF) em 2014, mostrou que 70% dos profissionais aumentaram sua performance após o processo de Coach.

Assim, ascender na carreira, transformar-se em uma pessoa melhor, despertar seus talentos, melhorar o relacionamento, vencer medos, ter segurança, são algumas das necessidades de quem busca por um processo de coaching. Desta forma, o processo é planejado afim de levar o coachee a despertar-se e transformar-se para uma vida nova, composto por etapas com duração em média de 12 encontros semanais ou quinzenais, definidos de acordo com o projeto e cada profissional. 

É importante destacar que quando um profissional inicia o processo é importante ter claro seu objetivo, qual o resultado que deseja atingir em curto espaço de tempo.

Entretanto, o coaching ainda é confundido com mentoria, consultoria, terapia, sendo estes processos diferentes em seu objetivo. O coaching tem por seu objetivo focar-se no objetivo do profissional, capacitando-o para realizar coisas que até então ele acredita não conseguir, mostrando as possibilidades e caminhos corretos, oferecendo o suporte necessário durante esse processo de transformação e despertar. 

Ainda, o coaching não lida com aspectos do passado, que é o caso da terapia, seu foco é a solução, o futuro. O coaching não mostra caminhos como na mentoria, ele ajuda a pessoa a encontra-los.

Mas a questão que permeia muitos é como alcançar o sucesso e a realização? Subir na carreira é o sonho de muitos, mas conseguir realizar não é tão fácil e nem rápido, uma vez que exige planejamento e a análise do cenário. Toda via, com o objetivo de preparar o profissional o processo de coaching é importante, digo essencial a todos os profissionais, pois há um planejamento, através de oito passos, definidos no estabelecimento de diretrizes, expectativas, gaps, cenário e mapeamento da rede. 

Luciana Ferreira, diz que um profissional que busca por recolocação hoje gasta em média R$ 300,00 a R$ 500,00 sem ter muitas vezes, para busca de emprego sem sucesso. Pensando nisto, o grupo Elemento RH, desenvolveu o programa Jornada de Oportunidades, com o objetivo de ajudar profissionais que buscam recolocação, trabalhando em oito etapas encurtando o caminho de sua conexão com mercado.

Para finalizar, atenção! Antes de buscar por um processo de coaching, busque referências, verifique os cases de sucesso, pesquise sua formação e especialidade, só assim então você poderá voar alto e vencer o jogo do sucesso!


ARTICULISTA: Luciana Ferreira


__________________________________________________
Nota editorial: Os pensamentos e ideias acima expostos não necessariamente refletem nossa opinião e são de responsabilidade exclusiva da (s) Autora (as) do Artigo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Após comentar divulgue o blog do Clube de Administração para seus amigos.