02/05/2017

Criatividade é ‘arma’ na busca por um lugar no mercado de trabalho

A utilização de ferramentas de animação nas redes sociais e cartaz em via movimentada chamam atenção.

O desemprego tem feito trabalhadores adotarem novas maneiras de chamar a atenção das empresas e conseguir uma vaga no mercado de trabalho. No primeiro trimestre deste ano, o Amazonas perdeu 4,7 mil vagas de emprego, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Diante dessa realidade, muitos usam a criatividade para obter uma vaga.

A universitária Ann Kath, 20,  fez uma divulgação na internet com suas qualificações  usando um 'gif', uma ferramenta de animação usada com frequência nas redes sociais. A publicação foi compartilhada por, aproximadamente, 3 mil pessoas e Ann conseguiu um estágio remunerado na sua área de atuação.

"A ideia de fazer um  gif surgiu quando eu estava desesperada por uma vaga de emprego e tive a ideia de usar essa ferramenta que geralmente usamos para entretenimento com foco em uma vaga, porque se a gente não usar algo mais leve e humano, não conseguimos chegar a uma pessoa. Eu criei algo animado, mas que ao mesmo tempo não perdesse essa finalidade séria que é a disputa por uma vaga. Alguns dias depois eu estava com muitas entrevistas marcadas, inclusive a entrevista que me levou a esse emprego atual", conta Ann Kath.

O vigilante Pierk Lima, 24, conta que conquistou uma vaga  entregando currículos em sinais de trânsito. "Eu estava no interior quando uma tia minha falou que viu a ideia em uma rede social e sugeriu que eu fizesse. Achei uma boa atitude e resolvi copiar. Quando voltei pra Manaus, eu ainda procurei emprego da forma tradicional, mas sem sucesso. Depois de um tempo eu me lembrei da ideia de fazer um cartaz e pensei na  Avenida Constantino Nery, que é um lugar movimentado, o que eu não imaginava era a repercussão que teve", disse.

Pierk Lima diz que pretende melhorar a sua atuação no mercado de trabalho através da qualificação. "A partir de agora eu quero melhorar o meu currículo com cursos, seminários, talvez uma faculdade e coisas assim, que possam me ajudar com a minha profissão no futuro", diz Pierk.

 

Apresentar diferencial  dá vantagem a candidato à vaga

Ter um diferencial na hora de procurar emprego é fundamental para conquistar uma vaga. A coach de vida e carreira Deborah Toschi, 45, diz que conseguir uma vaga no mercado de trabalho depende de algumas ações por parte do candidato, que podem o fazer garantir uma vaga.

"Persistência, disciplina, preparação e comprometimento. Por mais difícil que  persista na sua busca, tenha disciplina para ir atrás dos seus objetivos, faça até uma agenda pessoal se preciso for. Aproveite o tempo livre para se preparar e dar foco no seu autoconhecimento e capacitação, pois hoje existem muitas opções de cursos grátis tanto presencialmente quanto online. Seja comprometido com você mesmo! Como digo, antes de convencer o mundo convença você mesmo, se aquilo é algo realmente importante na sua vida, se comprometa com este sonho', afirma Toschi.

Segundo Toschi, agir com ética é um fator que determina quem será classificado em uma entrevista. "As pessoas precisam falar a verdade. Recentemente, li um artigo onde as pessoas em função do desemprego estavam omitindo suas qualificações para não serem reprovadas, ou seja, tinham um perfil maior do que a vaga pede. Isto não é adequado, você deve investir nos motivos reais que fortalecem o seu perfil, como por exemplo, flexibilidade e humildade, mas não mentir, comenta a especialista.

A coach afirma que não existe uma fórmula pronta para quem deseja conquistar uma vaga de emprego. "Não existe fórmula mágica, e sim um arsenal de ações. Buscar um novo emprego é também uma oportunidade de revisão e melhoria na sua trajetória profissional. Olhe para o seu passado e veja os ganhos e melhorias (o que quero e o que não quero na próxima oportunidade), esteja presente e com foco para trabalhar aquilo que você almeja e fazendo esta escolha com consistência e compromisso consigo mesmo, você terá ótimas oportunidades de construir um futuro de sucesso", complementa Deborah.

Reprodução: Karla Mendes via Diário do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Após comentar divulgue o blog do Clube de Administração para seus amigos.